domingo, 12 de julho de 2015

#lookdodia Lavando Roupa Suja

#lookdodia Lavando Roupa Suja

Tudo começou com um site de humor moderno fazendo a antiga piada que mulher 'desocupada' teria que ir lavar roupa.  

Fiz o singelo comentário, mas não passou a vontade escrever. Lembrei de uma premissa que aprendi nas minhas aulas de humor na pós em roteiro. "Rir COM o outro é diferente de Rir DO outro." A ideia de que perco o amigo, mas não perco a piada tem dado um ranço de repertórios descriminatórios.  E o contexto 'ok é só uma brincadeira' diminui o impacto desses conteúdos nos nossos links cotidianos.

É piada contra a mulher, contra ao negro, contra ao gordo, contra as crianças, contra o nordestino, contra o paraibano, contra os velhos, contra homossexual... mas tudo bem porque é 'só brincadeira'. 


Pra que lavar essa roupa suja, né?! Brincadeira não machuca porque é uma caricatura. Será?

Bom eu sou mulher, fui chamada de gorda quando estava grávida e não sabia, sou negra, filha de nordestina, com filhas meninas negras... Quero envelhecer com todo prazer da experiência ganhada sem ser assediada para ser PeterPan e pela ditadura de ser politicamente hétero.

- Aprender a criar casquinha e cicatrizar como a Fênix não dá direito do coleguinha não respeitar as diferenças. Ok? 
- Ok...!



Sou canceriana com lua em peixes, subjetiva e caseira. Adoro brincar de casinha, mas não sou escrava domesticada. Sim lavo roupa suja. Nessa máquina que lava e seca. Tesão doméstico quase como naquele curta eletro-doméstica. Eu vejo lavar roupa um hábito de higiene tão cotidiano quanto escovar os dentes. Quando fui casada cada um lavava sua roupa. Até a Serena ajuda a tirar roupa na máquina, não porque é menina mas porque ela vê todos usando.

Eu lavo roupa suja e cada vez mais vejo necessidade de investir em novos conteúdos que consigam ter repertório de humor sem desrespeitar o coleguinha. Essa coleguinha chamada mulher tem em especial um detalhe que muitos esquecem. É do seu ventre que saem todos os tipos de coleguinhas. Diminuir o papel da mulher é renegar essa primeira casa chamada ventre. Né?!

#somostodasluanacarolinafridamaria #viemostodosdoventredeumadelas

Um comentário:

  1. Oii!! Também não gosto dessa coisa de "politicamente incorreto" e achar que pode fazer piada sem graça com qualquer coisa! Respeito acima de tudo! Sempre falo: "quando fizer uma piada, pense se gostaria que essa piada fosse dirigida à você, à sua mãe, sua filha, sua esposa."
    Beijos!!
    Gica
    mamaedocura.blogspot.com

    ResponderExcluir