terça-feira, 28 de julho de 2015

Uma Ponte chamada Figurinha Repetida Não Completa Álbum




Empatia é um exercício mais complexo do que a simpatia. Empatia é atravessar a ponte e ver a mesma vista com outras perspectivas. 


O passaporte para essa viagem é se imunizar daquele bicho chamado juízo de valor. Ou seja, julgar o coleguinha por algum valor que ele agrega. Somos uma complexidade de valores, virtualmente efêmeros. 


Se for para julgar o coleguinha que seja pelo conjunto da obra de sua personalidade e não algum valor específico que ele lute. Seja a orientação sexual, militar contra o machismo, defender o aborto, questionar a descriminalização de etnia e miscigenação, favorita ou não a Dilma, rever legislação a maioridade penal, etc. 

Pessoas não são só esses valores efêmeros culturais. Pessoas têm um borogodó instintivamente mais sedutoramente cumplices do que os superficiais julgamento de valor.

 Sim podemos trocar argumentos, super válido. Mas uma opinião solta é só uma opinião. E toda opinião deve ser legitimada. O que pode e deveria e poderia é se questionar são os argumentos. E argumentos transcendem opiniões. Um mesmo argumento pode servir para diferentes opiniões. Assim como uma opinião pode ter diferentes argumentos. Não fechem os nossa ponte de intercâmbio. 

Vamos trocar figurinha!

Nenhum comentário:

Postar um comentário