segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Parto e Contrações

O programado era ser normal, mas queria anestesia para ajudar nas dores. Só que o hospital que eu fui, o parto normal quer dizer natural = sem anestesia. O que só descobri na hora. As contrações foram suportáveis no início e com muita dor no final. Sei que nenhum remédio elimina 100% as dores das contrações, mas acredito que algum conforto a mais deve ter.

Acredito que o que prolongou o tempo das contrações foi o fato de eu deitar quando cheguei no quarto. Percebi que a preocupação dos médicos era que eu não exagerasse na agitação. Já que até mesmo a força de fazer cocô poderia fazê-la sair no vaso mesmo.

Só quando eles viram que fiquei muito tempo sem progredir na dilatação foi que me incentivaram o banho quente e quicar na bola. Mas a dor não me deixou pensar, quando a contração passava só queria apagar. Ao mesmo tempo sabia que me movimentar ajudaria acelerar a dilatação. Então, consegui pelo menos tomar algumas duchas quentes.

2 dicas sobre a ducha quente nesse momento:
* levar um banco ou cadeira do quarto mesmo para tomar a ducha sentada, sentir contração forte e ainda ter que ficar em pé não é confortável...
* caso de dia frio ou o sereno da madrugada levar toalhas (plural) e/ou roupão para não se enxugar em toalhas molhadas
* o soro saí do tripé! rs Se alguém carregar para a grávida só o saquinho do soro facilita o deslocamento para o banho...

foto que usei no documentário que dirigi rs
TPM Tradição, Preconceito e Machismo
http://youtu.be/NMBLlCeo6Xo



Nenhum comentário:

Postar um comentário