terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Personagens Infantis - Mônica faz 50 anos

Ser mãe me ensina que se no mundo 'real' tudo pode ser muito relativo, na ficção isso é em dobro. O telespectador molda a sua própria visão em um 'produto final' autentico. E levar isso na relação pais-filhos pode gerar bons resultados!


O que tento fazer é saber apresentar uma 'legenda' dos contra-pontos da história. 


No caso da Turma da Mônica:bônus é ser uma referência na leitura infantil, presente em 5 décadas de gerações na identidade brasileira e ônus a misandria sobre os personagens masculinos com depreciação (um não sabe falar direito, o outro é sujo) com frequente agressividade verbal contra a Mônica que os punia com outra agressividade só que física.

Tenho consciência de que hoje em dia não tenho como controlar 100% do que é apresentado à minha filha assiste sem querer... O seu próprio chá de fralda já tinha a turma da Mônica estampada na marca das fraldas. rs



Acho que, se fosse mãe há 50 anos atrás, também iria fazer de tudo para reforçar a Turma da Mônica para  meus filhos. Só que hoje o tempo é outro... Acho importante minha filha conhecer a 'cultura' da Turma da Mônica. Porém, numa interatividade mais madura do que há 50 anos atrás. Afinal minha telespectadora mirim merece uma co-telespectadora mamãe sem julgamentos preconceituosos, mas com responsabilidade em explicar as entrelinhas dentro e fora das telas, dos livros, das revistinhas, etc... 


Não é a toa que a Mônica é uma imã de identificações e projeções.  

Clique aqui para assistir a matéria: a Babalu na novela ''Quatro por Quatro'' teve como inspiração a Mônica e de algum modo o Raí também era sujinho e falava errado. 

E o tema da abertura, lembra? O título era "Picadinho de Macho".


Vou tentar manter esse tema, são muitos personagens... rs
Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário